quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tiranossauro Rex

O Tiranossauro Rex foi o maior de todos os carnívoros existentes no planeta.
Chegava a medir 14 metros de comprimento e 5,5m de altura! Ou seja, quase quatro vizinhos chatos empilhados, uns em cima dos outros!
Foi batizado de "rex" exatamente por ser tão grande e feroz - essa palavra significa "rei", em latim.
O Tiranossauro tinha dentes de até 20cms, afiados e serrilhados. Se ele perdesse um dentinho desses, não havia problema - outro, novinho, nascia em seu lugar! As mãozinhas desse bicho tinham duas garras finas, e seus pés tinham três dedos, cada um com grandes garras afiadas.
Como todos os outros dinossauros, esse bichinho engraçadinho viveu na Terra durante a Era Mesozóica, entre 230 e 65 milhões de anos atrás.
Hoje não há mais dinossauros por aí, mas há parentes seus que continuam bem vivos: os jacarés e... as aves!

Titanossauro

O titanossauro, ou Titanosaurus sp - seu nome científico - é considerado um dos maiores dinossauros brasileiros.
A espécie media cerca de 12m de comprimento por seis metros de altura e pesava nada mais nada menos do que nove toneladas. Apesar do tamanho, o titanossauro era herbívoro e sua alimentação era feita basicamente de folhas dos topos das árvores.
O titanossauro viveu há cerca de 100 milhões de anos atrás, no período denominado Cretáceo. Paleontólogos já acharam vestígios de sua existência através de fósseis, dentes e ovos em diversas regiões do Brasil e em outros países da América do Sul.